Alterações fisiológicas do sistema gastrointestinal na terceira idade
Introdução
Durante o processo de envelhecimento ocorrem alterações estruturais nos diferentes órgãos, tecidos e células do organismo, levando a uma redução da capacidade funcional do individuo.
O aparelho digestório é bastante afetado no processo de envelhecimento, ocorrendo alterações estruturais, de mobilidade e da função secretora. Tais alterações normalmente trazem conseqüências pouco perceptíveis, porém importantes em seu conjunto, especialmente para a compreensão e manuseio de sintomas e para a previsão de alterações farmacocinéticas de variadas medicações.
O envelhecimento do aparelho digestório afeta as estruturas da cavidade oral, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Cavidade Oral
Na cavidade oral é observada uma atrofia tênue na mucosa que se torna lisa e ressecada, menos elástica e mais susceptível a lesões. Na língua ocorre uma redução das papilas filiformes com conseqüente redução do paladar, levando a redução do apetite e contribuindo para perda de peso e desnutrição. As glândulas salivares (parótidas, submandibulares, sublinguais e salivares menores) têm uma perda gradual de elementos acinares, aumento relativo dos elementos ductais, aumento de infiltrado inflamatório e de tecido fibro gorduroso. Há uma redução da secreção de saliva, com redução da mucina salivar que é responsável pela proteção e lubrificação da mucosa bucal, bem como da ptialina, responsável pela digestão inicial dos polissacarídeos.
São observadas alterações dentárias, como desgaste e redução da capacidade reparadora das estruturas dentárias, ocorrendo também à perda dos dentes que esta associada a doenças periodônticas e a fragilidade do osso alveolar na cavidade oral. À medida que a massa corporal magra diminui, pode ocorrer perda do tecido da gengiva, devido às doenças e a atrofia da mesma, o tecido torna-se mais delgado, menos queratinizado, com menor