Natação
Trabalho realizado por:
Miguel Rodrigues nº11
Introdução
Neste trabalho vou falar acerca dos vários estilos de natação.
E explicar como devem ser executados.
Bruços Bruços é um estilo em que ao movimento dos pés tem tanta importância como a acção dos braços. Este estilo de natação está sujeito a certas regras que em muitas ocasiões são consideradas demasiado estritas. Em síntese, um nadador de bruços deve: * Manter o nível dos ombros num plano horizontal; * Utilizar somente movimentos simultâneos e simétricos das pernas; * Romper a superfície da água com alguma parte da sua cabeça durante cada braçada, excepto quando se está submerso depois de uma saída ou de uma viragem (onde é permitido completar-se um ciclo de braçadas debaixo de água); * Evitar movimentos como batidas de golfinhos ou qualquer movimento alternativo de pernas.
Costas O regulamento da natação exige ao nadador de costas que permaneça sobre as suas costas e não gire mais de 90 graus relativamente à sua posição longitudinal. É um estilo sem grandes problemas de mecânica respiratória devido ao facto de a cabeça permanecer constantemente fora de água. Os seus movimentos propulsores são idênticos aos do crawl.
Crawl É uma técnica de natação com batimento vertical de pernas e um movimento combinado de braços. É o estilo mais rápido devido à acção alternativa dos braços, apoiada por um batimento constante das pernas que produz uma fonte contínua de propulsão.
Mariposa Mariposa é o segundo estilo mais rápido, depois do crawl. É de difícil execução para principiantes, uma vez que requer muita força de braços. O estilo mariposa implica um batimento de pés como o dos golfinhos, similar a um duplo batimento de crawl. A acção dos braços é também ela semelhante à praticada em crawl, sendo que a diferença reside no facto de em mariposa a acção dos braços ser simultânea (e não alternada como acontece em