Usos e desusos da mídia
A revolução tecnológica dos últimos anos, permitiu de forma ampla o acesso das populações aos meios de comunicação, que até pouco tempo atrás estava atendendo apenas a uma pequena parte da população.
A cada dia que passa mais pessoas estão integrando-se a essa imensa massa de pessoas que têm acesso as redes de comunicação, produzindo informações, mas também e principalmente recebendo.
Toda essa gama de informações e notícias, programas de entretenimento, ocasionou, uma maior aproximação entre as sociedades superando fronteiras promovendo o conhecimento de culturas antes desconhecidas.
Esse processo de globalização dos meios de comunicação, constituiu-se (também) como um causador de problemas para as sociedades e também para os indivíduos que a compõem de forma individual.
Exercendo influência nos comportamentos e opiniões, de acordo com interesses sócio-econômicos de instituições poderosas e dominantes.
A influência dos meios de comunicação da mídia sobre as crianças, na grande maioria das vezes acontece com o intuito de estabelecer um vínculo ideológico capaz de influenciar seus interesses e concepções acerca da sociedade. Com isso, a mídia exerce um poder dominante sobre as crianças, pois elas ainda não formaram seu senso crítico e reflexivo deixando-se facilmente manipular.
A violência apresentada nos desenhos animados, faz com que as crianças acreditem que seja algo normal, aceitável. E o pior, a violência torna-se veículo para a aceitação em um grupo, ou serve para demonstrar poder diante dos colegas.
A diferenciação entre o bem e o mal, torna-se imperceptível pelas crianças, que na maioria das vezes age exatamente como um personagem de desenho