Alterações Cromossomicas
Alterações Cromossômicas são erros que ocorrem durante a divisão celular e podem alterar os cromossomos da célula. Essas alterações cromossômicas podem ser numéricas ou estruturais.
As alterações cromossômicas estruturais são alterações que não modificam a quantidade de cromossomos de uma célula, mas determinam o aparecimento de cromossomos anormais.
Já as alterações cromossômicas numéricas são alterações no NÚMERO de cromossomos da espécie, como as trissomias.
Alterações cromossômicas
Qualquer alteração no número, no tamanho ou estrutura de um cromossoma pode significar uma alteração na quantidade ou organização da informação genética. Uma alteração da quantidade ou da organização da informação genética pode resultar em dificuldades de aprendizagem, atraso do desenvolvimento ou problemas de saúde na pessoa.
As alterações cromossómicas podem ser hereditárias, ou não. As alterações cromossómicas ocorrem com frequência durante a formação do óvulo ou espermatozóide, ou pouco após a concepção. Estas alterações ocorrem sem que nos seja possível controlá-las.
Existem dois tipos principais de alterações cromossómicas:
Alteração cromossômica numérica - Isto acontece quando há cópias a mais ou a menos de um cromossoma particular.
Alteração cromossômica estrutural - Acontece quando o material de um cromossoma se rompe ou se rearranja de algum modo. Isto pode envolver o ganho ou a perda de material cromossómico. As alterações cromossômicas estruturais correspondem a modificações na sequência dos genes ao longo do filamento.
Podem ocorrer diversas alterações como a Inversão, Deleção, Duplicação, Translocação e etc.
Inversão
Ocorrem duas quebras num mesmo cromossomo, o fragmento situado entre as quebras sofre rotação de 180º e solda-se novamente em posição invertida. Por causa da alteração da ordem dos genes, o pareamento dos homólogos na meiose.
Deleção
Um pedaço de cromossomo é perdido neste tipo de