alteraçao fisiologica e estruturais dos idosos
IDOSOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
CAVALLI, Luiz Fernando1; FREIBERGER, Caroline²; KRAUSE, Kelly M. Oliveira3; NUNES,
Mariele².
Palavras-chave: envelhecer, mudanças, fisiologia,
Introdução
O envelhecimento é um processo natural, começamos a envelhecer desde a nossa concepção. Com a taxa de natalidade caindo, a qualidade de vida aumentando e a ciência fazendo descobertas que geram tecnologia para nossas vidas, conseqüentemente, cresce também a expectativa de vida e o número de idosos, este tem papel importante para a sociedade, principalmente em questões econômicas e sociais.
Com mais idosos é necessário, serviços de saúde e lazer, de qualidade para atender os
“novos” idosos, que estão cada vez mais ativos, apesar dos problemas funcionais normal da velhice.
O objetivo deste trabalho é de investigar na literatura quais as alterações mais comuns no envelhecimento e assim ter maior embasamento teórico na assistência à saúde do idoso.
Como o curso de Enfermagem da Unicruz é voltado à assistência ao idoso, este trabalho vem acrescentar em nossos conhecimentos, para nos tornarmos futuramente profissionais mais capacitados, melhorando a qualidade dos serviços prestados a essa determinada população.
Material e Metodologia
Este trabalho surgiu em uma discussão em sala de aula no ano de 2010, desde então estamos realizando uma pesquisa caracterizada como revisão bibliográfica descritiva fisiológica que ocorrem com o envelhecimento.
1
Acadêmico do Curso de Enfermagem, 6º Semestre – UNICRUZ – kavalheyro@hotmail.com
Acadêmica do Curso de Enfermagem, 4º Semestre – UNICRUZ – carol_freiberger@hotmail.com
3
Docente do Curso de Enfermagem – UNICRUZ – koliveira@unicruz.edu.br
4
Acadêmica do Curso de Enfermagem, 4º Semestre – UNICRUZ
2
Resultados e discussões
Berenice Neugartem (1974-1975) construiu uma diferenciação entre idosos: jovens idosos que tem 55 a 75 anos, e idoso velho acima de