resumo o caso de exploradores de caverna
Quando os exploradores perceberam que estavam "presos" ,colocaram-se perto da entrada,até que o resgate pudesse chegar e salvá-los. Como Roger Whetmore e os quatros exploradores não voltaram para suas casas no tempo certo, suas famílias notificou o secretário da Sociedade,que imediatamente enviou um resgate para o local.
O grupo de resgate teve dificuldades e foi necessária a ajuda de mais trabalhadores. Um considerável campo temporário foi armado,com trabalhadores, engenheiros, geólogos e outros especialistas. O grupo por várias vezes não teve sucesso no esforço para remoção dos escombros, porque ocorreu outros desmoronamentos. Em um desses deslizamentos, dez trabalhadores morreram limpando a entrada da caverna. E todo o capital da Sociedade foi levantado, junto com o da população e do governo,mas foi gasto antes mesmo dos exploradores serem libertos.
Todos sabiam que os exploradores não tinham nenhum meio de alimentação,vegetação,animais nada. E que era provável que os mesmos poderiam morrer de desnutrição. No vigésimo dia presos, descobriram que foi levada uma máquina sem fio,que recebia e enviava mensagens. Conseguiram então comunicação com os demais e perguntaram mais quantos dias demoraria para serem libertos. Os engenheiros responderam que pelo menos dez dias seriam necessários, mesmo que nenhum outro desmoronamento acontecesse. Os exploradores, então, perguntaram se havia algum médico presente, que eles pudessem perguntar se teriam condições deles sobreviverem dez dias sem comida. O chefe do comitê médico disse que havia poucas chances de sobrevivência. O comunicador