ALTERACOES NA GESTACAO
Durante a gestação o organismo materno sofre grandes variações hormonais, que ocorrem para que a mãe possa receber e desenvolver o futuro bebê da melhor forma possível. Nesse artigo você encontrará alguns dos principais hormônios e suas funções durante a gestação:
HCG: O hormônio gonadotropina coriônica (HCG) apresenta-se em altas concentrações entre a quinta e oitava semanas de gestação, estimulando o corpo lúteo, que nessa fase é o responsável pela produção de estrógeno e progesterona, hormônios importantes para a fixação e desenvolvimento do feto. Após esse período a concentração de HCG diminui, porque a placenta passa a produzir ela mesma estrógeno e progesterona. Outro papel importante do HCG é o de imunossupressor, impedindo a rejeição do feto.
PROGESTERONA: A progesterona é produzida diretamente pela placenta. Durante a gestação ela inibe a musculatura uterina, impedindo a expulsão do feto, inibe respostas de linfócitos T (impedindo a rejeição), além de promover depósito de nutrientes nas mamas para a formação do leite. Como ela promove a diminuição da atividade dos músculos das vísceras, pode ocorrer náuseas, prisão de ventre, dilatação de veias, estase de urina e falta de ar. Quando chega o período do parto ocorre diminuição na concentração de progesterona para que possa haver contrações uterinas e consequente expulsão do bebê.
ESTRÓGENO: O estrógeno é responsável pelo crescimento da musculatura e aumento da vascularização uterina, pelo relaxamento dos ligamentos pélvicos e dilatação dos órgãos sexuais externos, pelo aumento no tamanho das glândulas mamárias, e pelo aumento nos níveis de prolactina (para preparar as mamas para a lactação).
INSULINA: Durante a gravidez há maior produção de glicose, o que faz o pâncreas produzir mais insulina, para absorver o excesso de glicose. Essa insulina não é fabricada pela placenta, mas sim pelo pâncreas da mãe, que aumenta o