Altera Es Cardiorespiratorias Em Idoso
CARDIORESPIRATORIAS EM
IDOSO
Docente:Valentina silva
Discente: Greci Ramos nº6594
INTRODUÇÃO
CONDE (2000) diz-nos que o envelhecimento é caracterizado pela incapacidade progressiva do organismo para se adaptar às condições variáveis do seu ambiente.
O envelhecimento não é apenas um simples processo físico; envelhecer é também um estado de espírito. Assim sendo, perante os nossos olhos se perfila uma radical metamorfose deste estado de espírito.
O envelhecimento atualmente consiste em um complexo processo biológico relacionado a fatores intrínsecos, como apoptose (morte celular programada), e extrínsecos, como doenças e estilo de vida.
Refere BERGER e MAILLOUX-POIRIER (1995), que o aparelho respiratório está estreitamente ligado aos sistemas vascular, nervoso e muscular estando sujeito às consequências das doenças crónicas.
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO
SISTEMA CIRCULATÓRIO
Os principais componentes do sistema circulatório são: coração, vasos sanguíneos, sangue, vasos linfáticos e linfa
O coração é um órgão muscular oco que se localiza no meio do peito, sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda. Em uma pessoa adulta, tem aproximado de um punho fechado e pesa cerca de
400 gramas.
CONT
O coração humano, como o dos demais mamíferos, apresenta quatro cavidades: duas superiores, denominadas átrios e duas inferiores, denominadas ventrículos.
O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito através da válvula tricúspide. O átrio esquerdo, por sua vez, comunica-se com o ventrículo esquerdo através da válvula bicúspide ou mitral.
A função das válvulas cardíacas é garantir que o sangue siga uma única direcção, dos átrios para os ventrículos.
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO
SISTEMA RESPIRATÓRIO
O sistema respiratório é composto basicamente pelo nariz, boca, traqueia, pulmões, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e por conjuntos de músculos que permitem a entrada e saída do ar dos pulmões.
As vias