alta idade media
O período conhecido como Idade Média teve uma duração de aproximadamente 1000 anos, com início no século V e final no século XV. É comum para facilitar o estudo desse período dividi-lo em duas épocas; sendo os primeiros cinco séculos chamados de Alta Idade Média e os cinco restantes de Baixa Idade Média.
A Alta Idade Média teve início com a invasão, ocupação e assentamento dos vários povos germânicos
(como francos, visigodos, suevos, ostrogodos, lombardos, anglo-saxões) em diversas regiões europeias ocidentais, o que deu origem a inúmeros reinos. Com as grandes modificações introduzidas com as invasões bárbaras, a população passa a ser composta por uma maioria camponesa, dominada pelos proprietários de terras, vivendo em condições de grande pobreza, sofrendo constantes períodos de fome e ataques dos povos inimigos.
A economia agrária produzia poucos excedentes, além daqueles necessários para o sustento do próprio grupo, que passou a conviver naquela comunidade.
A atividade comercial realizada com moedas não desapareceu totalmente, mas restringiu-se um pouco, devido a crise generalizada, que rondava a Europa neste momento. Nessa época as cidades tiveram pouca importância e várias foram inclusive abandonadas.
Um fato importante que marcou o período da Alta Idade Média foi a mudança na forma de trabalho. A escravidão característica da Antiguidade Clássica foi substituída pela servidão.
O servo distingue-se do escravo fundamentalmente, por não ser propriedade do senhor que não pode portanto, dispor de sua pessoa.
Sua condição é a de um trabalhador semi-livre pois está preso ao senhor, que lhe deve proteção, e a terra que dele recebeu, não tendo portanto, o direito de dispor livremente de si mesmo.
A servidão é portanto uma modalidade de trabalho compulsório, aqui entendido como aquele trabalho que o indivíduo é obrigado a realizar não tendo poder de decisão quanto ao seu início ou término e não podendo abandoná-lo por vontade