alta idade media
O império romano foi muito vasto é grandioso. Com muitos povos conquistados e muitas expansões.
Neste período surgiu o Cristianismo, uma nova religião, que não foi aceita no seu início, mas com o passar do tempo o império torna-se em sua grade maioria Cristão, no governo de Teodósio I. Após muitos conflitos e invasões chega-se a decadência do império e surge o feudalismo. Com ele, surge também a filosofia medieval, a Patrística, a filosofia dos padres da igreja e foi também uma filosofia cristã dos primeiros séculos do cristianismo, ela tinha como papel, propagar os ideais desta nova religião.
Também surge o pensamento de Sato Agostinho, um grande representante da Patrística, que demonstrava em seus estudos, sua preferência pelo Platonismo, ele considerava a filosofia mais importante da antiguidade. Ele foi muito importante para o saber na idade média.
Apesar de muitos considerarem uma época de trevas, a idade média produziu conhecimento.
A ciência medieval estava ligada a fatores naturais, tentando descobrir os significados para determinados fenômenos. O pensamento medieval também se desenvolveu pois, o conhecimento em muitas áreas foram aperfeiçoados, como: medicina; matemática; etc., e as primeiras universidades também foram construídas neste período.
Mas algo que não se pode negar é a grande influência que a igreja vai ter no período do feudalismo. Será uma submissão à igreja, que vai ditar a forma das pessoas agirem, ela irá imprimir ordens e princípios à serem seguidos e aqueles que não o fizessem iriam para o inferno, então as pessoas obedeciam por medo. Porém, este período também irá ruir, pois enfrentará uma série de crises nos seus séculos finais e chega ao fim no século XV e então uma nova idade surgirá, a idade moderna.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Faculdade de Serviço Social
Alunas: Denise de