ALONGAMENTOS GERAIS PARA GINASTICA OLIMPICA
Como todos grupos musculares são de extrema importância para a pratica da ginástica, o alongamento deve ser feito de modo geral para todos os grupos musculares do corpo. E trabalhado de forma especifica para os músculos mais trabalhados em determinados movimentos. Os alongamentos podem ser feito aproximadamente de 15 a 20 minutos antes da aula ou treinamento.
O alongamento de modo geral seria o básico para toda musculatura e sem muita pressão, gastando de 10 a 30 segundos para cada movimentação de maneira suave, e liberando a musculatura assim que sentir uma pequena tensão.
As costas é uma área de difícil relaxamento, então a posição deitada ajuda a fazer alongamentos suaves para vários grupos musculares. - Com os joelhos fletidos e as pamas dos pés unidas é a posição confortável para alongar a virilha, deixando somente a força da gravidade executar o alongamento.
- Para alongar outro músculo inda deitado no solo, posicione um joelho sobre o outro, fazendo com que a perna que fique por cima faça uma leve pressão sobre a outra esse movimento alonga a parte latral do quadril.
- Ainda em decúbito dorsal, com os pés apoiados ao chão, posicione as duas mãos atrás da cabeça puxando-a para frente de forma suave.
Alongamento para pernas e tornozelos
- Sentado sobre o chão eleve a perna flexionada em direção ao tronco, segurando o pé, e rotacionando o tornozelo para ambos os lados, depois para frente e ara trás.
- Deitado sobre a lateral do corpo, apóie a cabeça sobre o braço de apoio ao chão, e a mão oposta segura o peito do pé fazendo leve pressão para trás, alongando o quadríceps.
Alongamento para ombros e braços
- Com as pernas dobradas em baixo do tronco, estique os braços bem a frente do corpo para que alongue os ombros.
- Em pé com os braços esticados sobre a cabeça, faça com que as palmas das mãos fiquem unidas e os braços na posição inversa, alongando o tríceps, ombro e