Educaçao fisica
Flexibilidades
Qualidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem o risco de provocar lesão.
A flexibilidade relaciona-se. Principalmente á maleabilidade da pele e á elasticidade muscular, a flexibilidade depende de a mobilidade articular e da elasticidade muscular. A mobilidade articular e expressa pelas propriedades anatômicas das articulações e a elasticidade muscular e revelada pelo grau de alongamento dos músculos envolvidos.
Ex: Mobilidade: No tocante ao grau de liberdade de movimento das articulações.
Ex: ginástica, natação voleibol, futebol, judô e outros.
Ritmo
E um encadeamento de tempo, um encadeamento dinâmico-energético, uma mudança de tensão e de repouso, uma mudança periódica.
O ritmo constitui a coordenação motora e a integração funcional de todas as forças estruturadoras, tanto corporais, como psíquicas e espirituais. O ritmo e outra valência física intimamente ligada ao sistema nervoso, e que este presente em todas as modalidades esportivas, embora muitas vezes não mereça atenção particular em treinamento,
Ex: ginástica olímpica, ginástica rítmica esportiva, patinação e outras
Coordenação motora
E o controle sobre a expressão matriz, ela é uma qualidade física ligada ao sistema nervoso.
Coordenação é a qualidade de sinergia que permite coodernar a ação de diversos grupos musculares na realização de uma seqüência de movimentos com um máximo de eficiência e economia, ou rapidez se estiverem envolvidos velocidade e força.
Ex: Quando uma pessoa faz vários movimentos musculares simples ou complexos e logo efetua com perfeição.
Dançar, pular, bambolear.
Velocidade
E a qualidade física particular do músculo e das coordenações neuromusculares, que permite a execução de uma sucessão rápida de