alojamento conjunto
O alojamento conjunto é idealizado como um local propício ao estabelecimento, entre a mãe e a criança, de uma aproximação que favoreça o cuidado materno. Durante o período de permanência no alojamento conjunto a mãe vive um estado mental peculiar, a Preocupação Materna Primária, que se intensifica na gestação e chega ao máximo no parto. Ao perceber as maternidades brasileiras como espaços de cuidado, entendemos ser o cuidado de enfermagem um importante elo facilitador na interação da díade mãe-bebê, apoiando a mulher no peculiar estado mental em que se encontra. •1982 – Portaria 18 do Inamps/Ministério da Saúde, que estabeleceu a obrigatoriedade do alojamento conjunto.
•1986 – Portaria do Ministério da Educação (MEC), tornando obrigatório o alojamento conjunto nos hospitais universitários
14) Exame da puérpera:
a) cite as possíveis características e quantidades do lóquio. São secreções que resultam da produção de exsudatos e transudatos misturados com elementos celulares de descamação e sangue, precedentes da ferida placentária, do colo uterino e da vagina.
Características: lóquios rubros ou sanguinolentos: consistem em sangue e resíduos trofoblásticos – até 4º dia;
Brancos: constituem-se de leucócitos, células epiteliais de soro, muco e bactérias;
Serosos ou serosanguinolentos: consiste em sangue vermelho, acastanhado, soro leucócitos, e resíduos de tecidos – 4º a 10º dia.
O sangramento de lóquios goteja da abertura vaginal ou uma golfada de lóquios escuro pode ocorrer com a massagem uterina. Se a secreção sanguínea “jorrar” da vagina ou ser um vermelho vivo (saindo continuamente), não se trata de lóquio.
b) Como se avalia o globo de segurança (altura da localização) . A manutenção da contratilidade uterina após a dequitação da placenta promove a involução do útero, bem como a homeostase do sitio de inserção placentária, formando o que se denomina Globo de Segurança de