Alimentos naturais
Alimentos naturais são aqueles alimentos que foram cultivados em um processo de agricultura natural, ou seja, isentos de agrotóxicos. Muitas pessoas usam a palavra natural para todos os alimentos. Porém, são somente naturais aqueles alimentos que forem realmente cultivados pela natureza e não necessitem de qualquer componente químico.
Para explicar o que é Agricultura Natural, primeiro é necessário entender as verdadeiras funções do solo.
Ele tem a função de proporcionar a cultura de cereais, leguminosas, hortaliças, frutas, etc, alimentos importantíssimos para a manutenção da vida humana. A agricultura atual menosprezou a força do solo com objetivo de obter melhores resultados e maiores lucros. Por isso, é cada vez mais comum a inclusão de agrotóxicos na lavoura.
Hoje em dia pode-se notar que algumas frutas permanecem o ano inteiro nas prateleiras dos supermercados. Diferente de antigamente, quando cada fruta tinha sua época, como, por exemplo, a melancia (setembro a dezembro) ou o morango (agosto a outubro).
Pra que servem
Existem determinados alimentos como o tomate, o morango, a uva, a batata e a melancia que contém uma maior quantidade de fertilizantes devido à necessidade de uma grande produção anual. Consumir alimentos naturais promove ao organismo um equilíbrio, refletindo no corpo, na mente e conseqüentemente na saúde
O uso abusivo de resíduos químicos presentes nestes alimentos convencionais pode acarretar em doenças para as pessoas que os consome, como também aos trabalhadores que atuam diretamente com esses produtos. Além disso, existe a possibilidade da contaminação dos mananciais, rios, lençóis freáticos, o que contribui com a degradação ambiental.
Mesmo com esses riscos à saúde e à natureza, muitas pessoas ainda preferem os alimentos com agrotóxicos e deixam de lado os alimentos naturais devido ao seu alto custo. Isso ocorre justamente pela baixa procura e também porque os agricultores necessitam de mais recursos para o cultivo