alimentos funcionais
O aumento de doenças como câncer de mama, do intestino, hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares e degenerativas, despertou na população um maior interesse em se alimentar de forma mais saudável e a procurar cura de doenças por meio de alimentos naturais.
Em busca disso, surgiram os alimentos funcionais, definidos como “ alimento semelhante aos convencionais em aparência, que, além de satisfazer os requerimentos nutricionais, produzem benefícios específicos à saúde, à capacidade física e mental”.
Os alimentos funcionais incluem uma ampla variedade de alimentos, contendo diferentes componentes que afetam diversas funções corporais. Mais do que nutrir, fornecem ao organismo substâncias que auxiliam na prevenção e até tratamento de doenças.
São potentes antioxidantes naturais, isso significa que tem capacidade para combater os temidos radicais livres, que em excesso comprometem o bom funcionamento do organismo e aceleram o seu envelhecimento.
Assim, quando ingeridas regularmente, podem reduzir o risco do desenvolvimento de diversos problemas de saúde, como o câncer, colesterol, pressão alta, problemas intestinais, etc. Dessa forma temos um bom motivo para incluí-las na dieta.
Abaixo, estão descritos alguns alimentos funcionais e seus respectivos benefícios à saúde:
Aveia
Rica em beta-d-glucanas. Ajuda a diminuir o colesterol sérico total e também os níveis de colesterol ruim, o LDL. estudos mostram efeito protetor no desenvolvimento de câncer de cólon.
Alho
Rico em compostos sulfurados. Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores.
Azeite de Oliva
Composto por gordura monoinsaturada (ômega 9), auxilia na redução do colesterol total e LDL
Castanha do pará
Rica em gordura monoinsaturada (encontrada também no azeite) e