Alimentação
Noções Básicas de
Alimentação e Nutrição
Jaqueline Girnos Sonati
Roberto Vilarta
Christianne de Vasconcelos Affonso
13
Noções Básicas de
Alimentação e Nutrição
O corpo humano e seu alimento
Sistema Digestório
A
mastigação reduz o tamanho dos alimentos e os misturam com a saliva e suas enzimas e, devido a esse contado, já começam a ser digeridos. Através do esôfago o alimento é levado para o estômago, onde é misturado com fluido ácido e enzimas proteolíticas e lipolíticas. A mistura vai então para o intestino delgado, onde ocorrerá a maior parte da digestão.
Nos primeiros 10cm de intestino delgado ocorre a maioria da digestão e absorção da maioria do alimento ingerido. As enzimas do pâncreas e a borda em escova do intestino delgado completam a digestão dos amidos e das proteínas. As gorduras são reduzidas de gotículas visíveis à emulsão microscópicas e as enzimas pancreáticas as reduzem a ácidos graxos. No comprimento restante do intestino delgado, os macronutrientes, minerais, vitaminas, oligoelementos e a maioria da água remanescente são absorvidos antes de atingirem o cólon, onde os eletrólitos e alguns dos produtos finais da digestão são reabsorvidos. A maioria dos nutrientes absorvidos pelo trato gastrintestinal entra no fígado pela veia porta, e lá podem ser armazenados, transformados em outras substâncias ou liberados na circulação. A flora intestinal tem um papel importante na degradação de alguns açúcares remanescentes, fibras, amidos resistentes. O intestino grosso armazena temporariamente os produtos de excreção e o reto e ânus controlam a defecação.
Os principais nutrientes presentes nos alimentos
N
utrientes são substâncias que formam e compõem os alimentos. Desempenham no organismo funções como produção de energia (glicídios, lipídeos e proteínas), construção de tecidos (proteínas), além disso, os minerais e a água, junto às vitaminas, têm ação reguladora de funções orgânicas. A seguir, vamos