sfsafpdsg
405 palavras
2 páginas
É um fenômeno artificialmente definido como o momento em que a pasta adquire consistência e se torna imprópria ao manuseio. Tal conceituação se estende tanto a argamassas quanto a concretosO início e fim de pega são usados para se determinar o tempo que o cimento leva para começar a endurecer e quanto tempo ele leva para endurecer totalmente. O conhecimento sobre o início e o fim de pega permite que exista um maior controle do uso do concreto, permitindo o transporte, lançamento e adensamento do cimento.
O tempo de pega pode ser definido como o início de pega - momento no qual a pasta adquire consistência e se torna não trabalhável, ou seja, tempo decorrido após o contato inicial do cimento com a água de amassamento, contado até o início das reações químicas com os compostos do aglomerante caracterizado pelo aumento da viscosidade e temperatura - e o fim de pega, que é o tempo necessário para solidificar completamente, entretanto, não significa que ele tenha adquirido toda a sua resistência.
O tempo de pega pode ser calculado com a ajuda do aparelho de Vicat, que mede a resistência de uma pasta de cimento. O início de pega pode ser verificado quando a agulha de Vicat para à 1mm do fundo da forma, instante em que ela começa a perder a plasticidade, e o fim de pega quando a agulha não penetra no cimento.
Objetivo
Esta Norma prescreve o método de ensaio para a deter-minação dos tempos de início e fim de pega da pasta decimentoIntroduçmassa especifica
4. Procedimento
Adicionar água no frasco até a marca de 200 ml, deixando-o em repouso, para que a água aderida na parte interna escorra.
Em seguida, introduzir cuidadosamente, a amostra de areia no frasco com auxilio do funil.
Agitar o frasco para eliminação das bolhas de ar.
Executar movimentos para eliminar os grãos aderentes na parte interna do frasco.
Fazer a leitura do nível de água no gargalo do frasco.
A massa específica é a relação entre a massa do agregado seco e sem volume, excluindo os poros