Alimentação
SOMOS AQUILO QUE COMEMOS...
Um povo bem alimentado é um povo saudável, com grande capacidade de trabalho e bom nível de vida; Um povo mal alimentado é um povo doente, com reduzida capacidade de trabalho e elevada taxa de mortalidade.
•
A alimentação é um factor importante na nossa qualidade de vida. Uma boa alimentação é fundamental para sermos saudáveis e bem constituídos. Comer bem não significa comer muito, significa saber escolher e combinar os alimentos, de forma a que possamos ter uma alimentação equilibrada.
•
A prática regular de exercício físico e a ingestão de alimentos considerados saudáveis são conceitos associados a uma vida longa, feliz e sem problemas de saúde.
•
Uma alimentação equilibrada e saudável nem sempre é fácil de conseguir, considerando o ritmo de vida actual. Contudo, seguindo algumas regras bastante simples pode melhorar o seu regime alimentar. 1) Tome sempre o pequeno-almoço, pois é uma refeição muito importante; 2) Faça intervalos de cerca de 3 horas entre as refeições; 3) O ideal é fazer 5 refeições diárias; 4) Lave bem os legumes e frutas antes de os comer;
Gorduras e óleos (2%) Fruta (20%) Lacticínios (18%)
Hortícolas (23%)
Carne, peixe e ovos (5%) Leguminosas (4%)
Cereais e derivados, tubérculos (28%)
A Roda dos Alimentos é um instrumento de educação alimentar destinado à população em geral. Foi concebida para orientar as escolhas e combinações alimentares que devem fazer parte de um dia alimentar saudável.
Variar, o mais possível, de alimentos dentro de cada grupo; Comer diariamente alimentos de todos os grupos; Comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão.
EXISTEM DOIS TIPOS DE NUTRIENTES
MACRONUTRIENTES (substâncias necessárias ao organismo em quantidades substanciais).
MICRONUTRIENTES (substâncias necessárias ao organismo em quantidades relativas pequenas ou muito