Alimentação
Todos os individuos estão sujeitos às regras da natureza, não interessa se são atletas ou pessoas sedentárias, para se dar bem nas pistas ou no dia-a-dia temos que nos intender com o prato. Uma dieta inadequada e que não respeita as diferenças individuais de cada pessoa pode ser um risco para quem se exercita.
Os principais representantes dos carboidratos usados por atletas são: arroz, batata, pão, macarrão e barra de cereais; na proporção de até 60% de todos os alimentos consumidos. Ou seja, um corredor que pesa 70 kg deve consumir 700 g por dia. Quanto a quantidade de proteína é recomendado 1,8 g/ kg/ dia, para quem treina regularmente.
Os ovos são bons representantes das proteínas, mas se deve tomar cuidado com o colesterol, alguns individuos nunca vão ter problemas com o colesterol mesmo ingerindo muito deste alimento. Mas outros devem tomar cuidado por serem mais sujeitos ao colesterol alto. O feijão pode ser consumido por qualquer pessoa independente da atividade física. A carne vermelha é o principal alimento que possui a vitamina B12 e micronutrientes como ferro e zinco, o ideal é consumir de duas a três vezes por semana.
O frango possui pouca gordura e o peito é o mais indicado para atletas que devem manter o peso corporal sobre controle. O peixe também dever ser usado como fonte de proteína e possui os ácidos graxos do tipo Ômega 3, um tipo de gordura que diminui alguns fatores de riscos cardiovasculares.
Os atletas costumam acreditar que quanto menos gordura melhor. Isto é desinformação porque se o atleta tem pouca gordura corporal pode faltar as vitaminas liposoluveis (disolvidas em gordura) do tipo A, D, E e K. O ideal é