Alimentação saudável para adolescentes
Introdução
O alimento é uma das nossas necessidades mais importantes, é ele que nos traz forca e saúde ao nosso corpo. Ninguém pode viver sem alimento, pois é ele que nos faz crescer e também sem ele não podemos viver. Os alimentos que digerimos hoje provem de plantas e animais (naturais) e também os industrializados. Em países que os alimentos são de difícil acesso as pessoas precisam procurar para ter o que comer, e esses alimentos as vezes não tem uma qualidade tão boa como os naturais que passados por um processo de avaliação e os industrializados, muitas vezes apresentam doenças e bactérias.
As crianças crescem, e quando entram na puberdade, devido ao aumento do metabolismo, como consequência das alterações hormonais desta fase ficam com muito mais apetite. As meninas vão acumular gorduras para sua função biológica de procriar e os meninos vão aumentar sua massa muscular. Para que esse crescimento aconteça de forma saudável, devem ingerir alimentos como cereais, leite, carne, frutas, hortaliças e legumes entre outros. Porem sabemos da dificuldade de fazer com que esse tipo de alimentação aconteça entre os adolescentes de hoje. A preferência é por alimentos de fácil acesso e industrializados pelo sabor, deixando o que realmente é saudável de lado.
As principais doenças que atualmente acontecem com os adolescentes deixaram de ser agudas e passaram a ser crônicas. Apesar da intensa redução da desnutrição em crianças, as deficiências de micronutrientes e a desnutrição crônica ainda são prevalentes em grupos vulneráveis da população.
O alimento é o processo pelo qual o organismo ingere as substancias contidas nos alimentos. Dessas substâncias, somente os nutrientes são uteis para a nutrição. Por nutrição se entende que é o processo pelo qual que um organismo absorve e utiliza substancias, que devem cumprir três fins básicos: fornecer energia para manter o funcionamento do corpo, proporcionar os matérias para a formação