Alimentação no Japão
O Japão, um país formado por ilhas, sua culinária é extremamente baseada em frutos do mar. Seus primeiros habitantes vieram da Ásia Oriental e das ilhas do Mares do Sul. Com as transformações politicas que atravessaram milênios de sua história, isso também acabou chegando na alimentação.
“O povo, acostumado com a filosofia budista, deparou-se então com os hábitos alimentares ocidentais, como o consumo de carne vermelha, que encontrou um pouco de resistência no início, mas logo foi incluída em sua alimentação, do que temos como exemplo o sukiaki, prato à base de carnes e vegetais.” (MOTTA; SILVESTRE; BROTHERHOOD. 2006. p. 45)
O povo japonês passou por tempos em que caçaram animais e coletavam vegetais antes de Cristo, foram influenciados pela China com a chegada do arroz, e no século XIX o consumo de carne, leite, pão e chocolate. Nos dias de hoje então, a modernidade do mundo capitalista também chegou a terra do sol nascente, com seus hot dogs, cheese burguer, etc.
“O Japão tem influenciado o Ocidente não apenas com sua dieta alimentar, mas também com seu estilo de vida zen, sua filosofia e crenças, que estão pautadas no xintoísmo e no budismo, que são as principais religiões desse país.” (MOTTA; SILVESTRE; BROTHERHOOD. 2006. p. 47)
O país, por possuir uma culinária baseada muito em vegetais e frutos do mar, acaba possuindo uma das mais coloridas refeições, com várias texturas. E essa riqueza de detalhes de sua culinária, foi criada naqueles tempos em que estavam isolados do mundo ocidental, mas sua influência na culinária chinesa é certa, principalmente quando se trata da soja. Podemos dizer então que a cozinha japonesa tem como base 3 produtos derivados desse grão: o miso, que é uma pasta de soja fermentada; o tofu, que é o leite coagulado; e o shoyu - o molho de soja. (MOTTA; SILVESTRE; BROTHERHOOD. 2006)
O fato de o Japão ser um país constituído por ilhas também influenciou nisto. Apenas 15% de suas terras são cultiváveis, dedicados ao