alimentação na gravidez
É um exame considerado invasivo que possui a finalidade de medir as concentrações de oxigênio, a ventilação e também o estado ácido/básico do paciente. Os valores da gasometria são tipicamente obtidos quando o quadro clínico da pessoa deixa a suspeita de alguma possível anormalidade na oxigenação, na ventilação ou no estado ácido/básico.
Quando se possui o intuito de avaliar alterações na terapia que possam estar afetando a oxigenação, como mudanças na concentração do oxigênio inspirado ou pressão nas vias áreas, por exemplo, também se faz uma medição dos gases arteriais. Este é um exame de sangue colhido da artéria radial, que fica próxima ao punho. A amostra também pode ser obtida retirando sangue da artéria braquial ou da femoral. Para a realização do mesmo não é preciso qualquer espécie de jejum ou de preparativos especiais.
Os valores obtidos durante o exame são atingidos por comparações de parâmetros internos do gasômetro com as amostras do paciente. Os valores pesquisados durante a gasometria arterial são, geralmente, o ph, o pO2 ou pressão parcial de oxigênio, o pCO2 ou pressão parcial de gás carbônico, o HCO3 necessário para o equilíbrio ácido/básico e o SatO2 que mede a saturação de oxigênio arterial.
Como é indicado?
É um exame indicado caso haja a necessidade de pesquisar os valores gasométricos de uma pessoa. Quando o quadro clínico dela sugere alguma irregularidade na ventilação, na oxigenação ou no estado ácido/básico é orientado que se submeta a tal procedimento.
Alterações na terapia que possam de alguma forma modificar a oxigenação também podem ser pesquisadas com este exame, por exemplo, mudanças na pressão da vias áreas, na concentração do oxigênio que é inspirado, na ventilação ou no nível ácido/básico.
COMO É O EXAME?
Quando da necessidade pelo exame o paciente será orientado a marcar uma data e a comparecer ao local no dia e horário combinado. A coleta não pode ser realizada em domicílio, apenas em