ALIMENTAÇÃO ADOLESCENCIA
Atualmente, muitas crianças têm dificuldades de alimentação e é fundamental realizar o diagnóstico precoce para uma avaliação nutricional assertiva, pois os problemas que geram dificuldades alimentares podem ser orgânicos ou comportamentais, e devem ter o acompanhamento da família para uma mudança de hábito alimentar.
Como lidar com uma criança com dificuldade de alimentação?
O primeiro passo é buscar orientação profissional. O pediatra ou o nutricionista sabem como identificar o quanto o problema está afetando a criança e qual caminho seguir para adequar a alimentação.
O tratamento oferecido deve incluir orientações nutricionais, comportamentais e psicológicas, não só para a criança, mas também para os pais e irmãos.
As divergências na hora da comida causam ruídos no relacionamento entre pais e filhos e podem até interferir na relação do casal, pois os hábitos da família têm enorme peso nas decisões da criança, por isso esse tratamento multidisciplinar e extensivo é importante.
Como lidar com as birras ?
A primeira vez que houver uma birra não dê muita importância e deixe a criança fazer o que quer. Se a situação se prolongar, seja mais assertivo e não ceda às vontades do seu filho.
Quando o filho faz cara feia na hora das refeições, não force nem castigue. “Isso só vai minar o prazer dele em se alimentar”.
Nunca ofereça a sobremesa como recompensa.
Simplesmente ignorar a birra também pode dar bons resultados.
Respire fundo.
Manter a calma e paciência.
Tente explicar ao seu filho que a alimentação é importante para crescer forte e saudável.
Utilize pratos pequenos, uma vez que dará a sensação à criança que come mais do que realmente comeu.
Comer mais do que a quantidade adequada para a idade poderá trazer problemas de saúde no futuro do seu filho.
Recomendações nutricionais...
Em alguns