Alimentar
em geral sobre os grupos de alimentos e tem A pirâmide alimentar é um guia que serve de instrumento informativo para a população como objetivo identificar todos os alimentos de forma didática e atrativa, visando à promoção da saúde, dos bons hábitos alimentares e à melhoria do estado nutricional da população. Os guias alimentares devem também respeitar os hábitos alimentares, o custo e a disponibilidade de alimentos regionais.
Há tempos tem se procurado uma forma gráfica de distribuição dos alimentos para uma melhor compreensão por parte da população, ou seja, fazer com que haja o consumo de vários alimentos e em quantidade suficiente para que juntos componham uma dieta adequada nutricionalmente. Veja abaixo como é a pirâmide alimentar tradicional e conheça a nova pirâmide!
A pirâmide alimentar tradicional...
Os alimentos estão organizados na pirâmide em grupos conforme descrito abaixo:
Grupo 1: arroz, pães, massas, cereais em geral, batatas, milho e mandioca (raízes e tubérculos) formam esse grupo de alimentos que é considerado o maior para o consumo diário e são fontes importantes de carboidratos. São essenciais, pois são alimentos energéticos, utilizados para manutenção de todas as atividades, para os músculos, cérebro e coração. Deve-se priorizar os produtos integrais, já que os refinados são pobres em vitaminas e minerais. Carboidratos refinados são transformados rapidamente em glicose. Após o processo de digestão, os carboidratos simples, como a glicose, estarão livres para circular na corrente sanguínea. Ao chegar na corrente sanguínea, a glicose circulante pode aumentar a glicemia (concentração de açúcar no sangue) e queimar rapidamente deixando o indivíduo com fome. A glicose circulante sofrerá ação da insulina e irá para o interior das células para ser utilizada para a produção de energia. Seu excesso será armazenado no fígado e nos músculos sob a forma de glicogênio (após sofrer glicogênese).