PIM II Uso de computadores nas escolas
Resumo
A finalidade deste trabalho é trazer uma visão de como está a adoção de computadores pedagógicos nas escolas do Brasil, e exemplificar sobre três plataformas distintas que podem ser adotadas para o ensino público.
Abstract
The purpose of this work is to bring a vision of how teaching is the adoption of computers in schools of Brazil and exemplify on three different platforms that can be adopted for public school.
Sumário
Introdução
O MEC – Ministério da Educação, por intermédio das Secretarias Municipais e Estaduais da Educação vem levando computadores para as escolas públicas brasileiras. Porém, na maioria dos casos, os computadores chegam às escolas sem o respaldo de uma proposta pedagógica (Gimenez, 2001). E, a simples introdução da tecnologia não é o bastante para a melhora da qualidade do ensino. Os professores precisam estar aptos em lidar com tal tecnologia para que os resultados esperados sejam alcançados.
A primeira parte deste trabalho apresenta alguns resultados de uma pesquisa realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), com a participação do Ibope Inteligência, sob encomenda da Fundação Victor Civita (FVC) que investiga o uso de computadores em 400 escolas públicas do ensino fundamental e médio brasileiro.
Antes da apresentação dos resultados teremos um breve referencial teórico que embasou a investigação e análise da pesquisa.
A informática educativa no Brasil
Disse Moraes (1993) que, a informática educativa no Brasil tem suas raízes históricas plantadas na década de 70, quando em 1971, pela primeira vez, se discutiu a possibilidade do uso de computadores para o ensino de física em seminário promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Já em 1973 tivemos algumas experiências com o uso de