alienações
1) No texto “compreensão e hermenêutica filosófica”, há uma referência a Gadamer de que afirmaria ser equivocada qualquer pretensão de considerar a obra de arte uma realidade dissociada do observador, atingível em sua verdade estética pelo procedimento metódico. O que Gadamer quis dizer com isso? No entendimento de Hans Georg Gadamer, a verdade vislumbrada pelos procedimentos metodológicos levam a uma verdade objetiva, ou seja, à verdade que é estática à interpretação, que é livre da realidade, portanto, apenas ilude o intérprete de ter encontrado a realidade. No entanto, esta realidade é encontrada através da subjetividade da forma de interpretação, entendida pelo autor como interpretação filosófica. Dessa maneira, a verdade é conhecida através da interpretação, que é assimilada ao modo de ser do homem, do próprio intérprete, onde os métodos práticos de interpretação são secundários em comparação á compreensão do intérprete.
2) Para Gadamer - seguindo Heidegger - o homem ao interpretar qualquer fenômeno já possui antecipadamente uma pré-compreensão. Explique (texto “compreensão e hermenêutica filosófica”). Para Gadamer, o homem ao interpretar qualquer fenômeno já possui antecipadamente uma pré-compreensão. As tradições, os costumes e a própria visão que as pessoas têm acerca de acontecimentos específicos ou a visão geral de mundo influencia de forma substancial na compreensão dos fatos. Gadamer também defende que a História influencia no modo de compreender e interpretar o que é posto ao ser humano e critica o iluminismo porque este obteve a compreensão do mundo a partir de uma visão absoluta, em contraposição à visão histórica, que para o autor é uma premissa essencial para que se possa compreender melhor o que acontece no mundo.
3) Lendo o texto “compreensão e hermenêutica filosófica”, explique as expressões “círculo hermenêutico” e “fusão de horizontes”. No entendimento de Gadamer, "círculo hermenêutico"