Alguns conceitos de antropologia
PRINCIPAIS CONCEITOS DA ANTROPOLOGIA
Pré historia da antropologia ( ) :
Duas ideologias concorrentes: 1ª de repulsa, onde os outros povos eram selvagens , primitivos, sem cultura e dependentes das forças da natureza. Eles não possuíam cultura nem religião.
2ª de fascinação, defendiam que esses povos alcançaram um nível supeior na organização, religião e harmonizaram-se com a natureza.
No Sec. XVIII, aprimorou-se a idéia que os povos do ocidente eram os “bons selvagens”
A partir das expedições da segunda metade do sec XIX, que eram feitas por especialistas, é que pode-se dizer que a antropologia foi criada.
“Para que uma disciplina seja considerada científica tem que ter um objeto, um método e um paradigma, isto é, uma idéia chave que guie as observações”
Elementos:
Objeto da antropologia : Estudo do outro;
Objeto empírico: Sociedade ou cultura primitivas;
Metodo: Estudar relatos das expedições (trabalho de campo)
Ideia norteadora: Conceito de Evolução
O que é antropologia?
A palavra antropologia vem do grego Antropos = homem / Logos=estudo, apartir da morfologia da palavra é correto dizer que Antropologia nada mais é que o estudo do homem.
Porém, há de saber que o simples conceito de “estudo do homem” deve ser mais específico visto a abrangência deste conceito.
Assim sendo, podemos dizer que a Antropologia, é o estudo do homem com base em seu comportamento (psicológica), cultura, relação consigo, com o outro e com a natureza desde os primórdios até os dias atuais.
Esta ciência possui duas divisões clássicas que se “subdividem” de acordo com o tempo:
Antropologia Cultural: Estuda sistemas simbólicos, religiões, comportamento - Arqueologia (Passado) e Antropologia social e cultural (presente)
Antropologia Biológica: Estuda a variação genética e o meio geográfico – Evolução humana (passado) e Adaptações genéticas e extra genéticas (Presente)
A partir destas duas divisões originaram-se diversas correntes