Alginatos
Design de Moda
Alginatos, também conhecidos como alginas e ácido algínico, são uma substância que se encontra na parede celular das algas marinhas da classe Phaeophyta e na capsula celular de algumas bactérias.
Constituição molecular dos alginatos.
Fórmula: (C6H8O6)n
O processo de extração do ácido algínico das algas consiste na conversão dos sais do Alginato em sais de sódio para ser dissolvido em água, passando posteriormente, por um processo de filtração, que visa a extração dos resíduos das algas. Por fim, o Alginato é retirado da solução aquosa formada. Existem dois modos de recuperar o Alginato da solução. A primeira emprega a adição de ácido para que ocorra formação de ácido algínico, que será extraído da água, em estado sólido. Esta operação é relativamente simples, uma vez que o ácido algínico não se mistura com a água. Em último, o ácido algínico é misturado em água e carbonato de sódio, dando origem ao Alginato de sódio.
O segundo método de recuperação do Alginato traduz-se em juntar cloreto de cálcio à solução gerada inicialmente, originando o Alginato de cálcio, em forma de fibra, que, visto não se misturar com a água, é extraído desta. Seguidamente, o Alginato de cálcio é colocado numa solução de água e ácido até haver a formação de ácido algínico que será separado da solução e misturado com álcool e carboneto de sódio vai sendo adicionado gradualmente até se obter o Alginato de sódio. O álcool utilizado nesta operação é geralmente, o etanol ou o isopropanol.,numa proporção de 50% de água e 50% de álcool. O Alginato de sódio resultante deste processo é utilizado em várias indústrias, incluindo a indústria têxtil, contudo sob a forma de geles ou corante. No que respeita a aplicações têxteis, utiliza-se o Alginato de cálcio que se obtém a meio do processo. As fibras de Alginato de cálcio resultam em estruturas planas não tecidas, que, devido às suas características, são direcionadas às indústrias farmacêutica e