Moldagem com alginato
MODELO DE ESTUDO
Prof. Dr. Alfredo Júlio Fernandes Neto - 2005
A obtenção do molde e posterior modelo de estudo em gesso é um procedimento crítico e, como em qualquer outro trabalho odontológico, todos os passos são de igual importância. Entre eles, está a correta seleção e emprego dos materiais e técnicas utilizadas.
Para isto se faz necessário o conhecimento de alguns conceitos.
Moldagem é o ato técnico de se obter impressão ou molde de uma estrutura ou superfície. Em Odontologia, é o ato de selecionar, manipular, inserir o material de moldagem em uma moldeira, posicioná-la na boca do paciente e mantêla imóvel até a completa reação de polimerização do material e em seguida, removê-la, (fig. 01).
Fig. 02 - Molde da arcada dentária superior obtido por meio do procedimento de moldagem.
Fig. 03 - Modelos das arcadas superior e inferior obtidos a partir dos moldes.
Fig. 01 - Procedimento clínico de moldagem.
Molde é o produto de uma moldagem, ou seja, a impressão ou cópia negativa de uma estrutura ou superfície que servirá para reproduzir a estrutura moldada, (fig. 02).
Modelo é a reprodução de uma estrutura ou superfície, obtida com material próprio, a partir de uma impressão ou molde, (fig. 03).
O material de escolha para a obtenção de moldes e posterior confecção dos modelos de estudo e para diversas outras aplicações, é o hidrocolóide irreversível, também conhecido como alginato. Os principais fatores responsáveis pelo sucesso desse material são a facilidade de manipulação, conforto para o paciente e o baixo custo.
Hidrocolóide irreversível
Moldagem e Confecção de Modelo de Estudo
Fernandes Neto, A.J., et al. Univ. Fed. Uberlândia - 2005
Composição química básica: o principal componente do hidrocolóide irreversível é um alginato solúvel, como o alginato de sódio ou de potássio, (Quadro
01).
Componente
Alginato de potássio Sulfato de cálcio Óxido de zinco
Fluoreto