algebra
CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE – CAA
NÚCLEO DE FORMAÇÃO DOCENTE - NFD
Análise das dificuldades em alguns aspectos que dificultam a passagem da aritmética para álgebra
Caruaru, 03 de Dezembro de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO-UFPE
CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE – CAA
Trabalho realizado pelas alunas: Jaqueline Silva, Juliara Lima, Paula Mirely e Thamyres Lemos.
Sob orientação do professor Ivanildo Carvalho, na disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática II, 6º Período em Licenciatura Matemática.
Caruaru, 03 de Dezembro de 2013
INTRODUÇÃO
Esse trabalho refere-se a compreensão de como a álgebra e a aritmética são trazidas pelos alunos do ensino médio pra o superior, conduzimos então uma análise de dados sobre alguns aspectos da resolução de problemas diagnosticando a dificuldade da passagem da aritmética para álgebra. Para isso foi realizada uma pesquisa com uma amostra de vinte alunos do 1º período do ensino superior do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste-NFD com o objetivo de testar uma sequência didática elaborada sob o ponto de vista da produção de significados para resolução dos problemas.
As dificuldades demonstradas habitualmente pelos alunos em relação à aprendizagem da Álgebra não são desconhecidas pelos professores de Matemática. Os estudantes tendem a memorizar regras e procedimentos, considerando essa atividade a essência da Álgebra. No entanto, considera-se que seja a abordagem algoritmizada, predominantemente utilizada