algebra booleana
LÓGICA BOOLEANA
CURITIBA
2013
LEANDRO ALVES DE SOUSA
LÓGICA BOOLEANA
Trabalho acadêmico apresentado como requisito à obtenção de nota parcial do 4º período na disciplina de Fundamentos de Automação do curso de Gestão da Produção Industrial.
Turma: D
Orientador: Prof. Anderson Lopes.
CURITIBA
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Você já se perguntou como um computador é capaz de fazer coisas como controle do orçamento doméstico, jogar xadrez, ou verificar a ortografia em um documento? Há bem pouco tempo, essas coisas só podiam ser feitas por humanos. Agora, os computadores as fazem com aparente facilidade. Como um "chip" feito de silício e fios pode fazer algo que, aparentemente, só poderia ser realizado pelo cérebro humano?
Para entender a resposta para essa pergunta, primeiro precisamos conhecer a lógica booleana, originalmente desenvolvida por George Boole em meados de 1800, permite que uma série de coisas pouco prováveis sejam mapeadas em bits e bytes. O que há de genial sobre a lógica booleana é que, uma vez entendido seu processo, ela (ou pelo menos a parte necessária para compreender as operações de um computador) é absurdamente simples.
2 LÓGICA BOOLEANA George Boole nasceu na cidade de Lincoln, na Inglaterra, em 2 de Novembro de 1815. Filho de um vendedor de sapato, Boole não tinha muitas opções devido sua formação precária na pequena escola primária de Lincoln. Como as chances de Boole ingressar em uma faculdade era pouco ele decidiu tornar-se padre. Embora não tenha se formado como religioso, os quatro anos de preparação eclesiástica abriram as portas para George Boole. Mas foi na Matemática, ensinada por seu pai, que ele encontrou sua verdadeira vocação. Por iniciativa própria, George Boole passou a estudar as