Algas
1 – Quais são os tipos morfológicos possíveis de serem encontrados nas algas?
R: Os tipos morfológicos possíveis são: Unicelular (imóvel, móvel por flagelo, móvel por deslizamento- rafe.); Colonial (tetrasporal, cenóbio, flagelados); Filamentosa ( filamentosa simples, com ramificação falsa , com ramificação verdadeira e com disco basal) e heterotríqueo. 2 – Uma alga colonial com bainha de mucilagem e células flageladas tem qual tipo morfológico?
R: Colonial tetrasporal flagelada. 3 – Qual é a diferença entre anisogamia, oogamia e isogamia?
R: Lembrando que são três tipos de reprodução sexuada.
Ansiogamia: Possuem tamanhos diferentes, porém as formas dos gametas são iguais.
Oogamia: Tamanhos e formas diferentes
Isogamia: morfologicamente e tamanhos iguais. 4 – O que é um organismo mixotrófico? Qual fator ambiental afeta esse tipo de organismo?
R: Seres que podem produzir ou não seu próprio alimento ao mesmo tempo. Se comportam como autotróficos na presença de luz e como heterotróficos na ausência da mesma ( fagocitose). Luz e disponibilidade de alimento.
5 – Embora a palavra “alga” transmita uma idéia de um organismo semelhante a um vegetal, várias delas possuem movimento. Cite e explique as formas de movimentação das algas.
R: Movimentos por flagelos: Os flagelos fazem um movimento fazendo com que a alga se locomova, porém não há quebra da corrente d’água.
Movimentos ameboides: Movimento flexível em algas que não possuem parede celular e sim uma película ocorrendo um “deslizamento” na água.
Deslizamento: Necessidade de lubrificação dada pela substância denominada mucilagem para realização do movimento. 6 – Quais são as comunidades que as algas podem participar nos ecossistemas? Qual é a definição de cada uma delas? Que adaptações as algas precisam ter para pertencer a cada comunidade?