Conceitos de alfabetização e letramento
Alfabetizado é aquela pessoa que sabe ler e escrever, já o letrado é aquele que sabe ler e escrever, mas que domina socialmente a leitura e a escrita dentro de um contexto. Uma pessoa alfabetizada não é necessariamente uma pessoa letrada. Pois ela pode saber ler e escrever, mas pode não saber dominar a leitura e a escrita.A alfabetização e o letramento andam juntos, não podemos separar os dois processos, pois inicialmente o estudo do aluno no universo da escrita se dá unicamente por meio deles: a alfabetização, pelo desenvolvimento de habilidades da escrita e leitura, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita que é, o letramento. Primeiramente as crianças conhecem as letras, que é, digamos um atalho para o letramento.
A alfabetização desenvolve-se em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, três tópicos importantíssimo para o alcance do sucesso no ensino, aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada em nossas entidades de ensino.
Letrar significa incluir a criança no mundo letrado, trabalhando com diferentes usos de escrita na sociedade como: ler livros que emocionem, buscando notícias, interagir com o que desperta interesse, como histórias em quadrinhos, bilhetes listas de compras entre outros. Essa inclusão começa muito antes da alfabetização, quando a criança começa a interagir com outras pessoas com as práticas de letramento no seu mundo social. O letramento é cultura, por isso muitas crianças já vão para a escola com o conhecimento alcançado de maneira muitas vezes informal absorvido no seu dia a dia, isso depende muitas vezes de sua classe social.
http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/alfabetizacao.htm