algarismos
Objetivos: Ao final deste experimento o aluno deverá:
Conceituar medida;
Conceituar e diferenciar erro grosseiro, erro sistemático e erro acidental;
Conceituar sensibilidade de um instrumento de medida;
Diferenciar erro de desvio.
Introdução teórica:
As grandezas físicas são determinadas experimentalmente por medidas ou combinações de medidas. Essas medidas tem uma incerteza intrínseca que advém das características dos equipamentos utilizados na sua determinação e também do operador. Assim, a experiência mostra que, sendo uma medida repetida várias vezes com o mesmo cuidado e procedimento pelo mesmo operador ou por vários operadores, os resultados obtidos não são, em geral, idênticos. Ao fazermos a medida de uma grandeza física achamos um número que a caracteriza. Quando este resultado vai ser aplicado, é frequentemente necessário saber com que confiança podemos dizer que o número obtido representa a grandeza física. Deve-se, então, poder expressar a incerteza de uma medida de forma que outras pessoas possam entendê-las e para isso utiliza-se de uma linguagem universal. Também deve-se utilizar métodos adequados para combinar as incertezas dos diversos fatores que influem no resultado.
Algarismos Significativos
Nos cálculos obtém-se tanto números muito grandes quanto muito pequenos. Em engenharia usa-se representar estes números é através da notação científica (valor vezes potência de 10).
Exemplos:
723.000.000 = 7,23 x 10^8 (ou 0,723 x 10^9)
0,0000032 = 3,4 x 10-6 (ou 0,34 x 10-5)
Os algarismos significativos de um número são os dígitos diferentes de zero, contados a partir da esquerda até o último dígito diferente de zero à direita, caso não haja vírgula decimal, ou até o último dígito (zero ou não) caso haja uma vírgula decimal. Exemplos:
5400 ou 5,4 x 10^3 (2 algarismos significativos)
5400, ou 5,400 x 10^3 (4 algarismos