Relatório - aço para concreto armado
Quando os elementos estruturais de sua supra estrutura são lajes, vigas e pilares previamente dimensionados e que tem a finalidade de resistir ao seu peso próprio e a todas as cargas atuantes.
Uma edificação em alvenaria estrutural suporta cargas acima do próprio peso e pode ter paredes que suportam cargas permanentes e variáveis chamadas de paredes estruturais.
A remoção de qualquer parede fica sujeita a análise e execução de reforços. Atente-se a dupla função das paredes: resistência e vedação. Para se ter um bom projeto a Alvenaria Estrutural não pode ser vista meramente como um conjunto de paredes superpostas, resistindo o seu peso próprio e outras cargas adicionais.
A alvenaria comum possuem paredes que não suportam cargas chamadas de paredes de vedação onde são embutidas as instalações hidráulicas.
Em um edifício pode encontra os dois tipos de alvenaria denominada como estruturas mistas.
A alvenaria estrutural apresenta vantagens como maior velocidade de execução, redução da mão-de-obra, diminuição de fôrmas, escoramentos e armaduras, economia na aplicação dos revestimentos, redução dos desperdícios e funcionalidade com segurança.
As principais desvantagens da alvenaria estrutural estão nas limitações do projeto arquitetônico e nas dificuldades para uma eventual reforma.
A alvenaria é um sistema construtivo que utiliza peças industrializadas de dimensões e peso que as fazem manuseáveis, ligadas por argamassa, tornando o conjunto monolítico.
Estas peças industrializadas podem ser moldadas em:
Cerâmica
Concreto
Sílico-calcáreo
Alvenaria Estrutural não Armada
Este sistema vem sendo tradicionalmente utilizado em edificações de pequeno porte, como residências e prédios de até 08 (oito) pavimentos.
Existem normas tanto para o cálculo estrutural (NBR 10837 – “Cálculo de alvenaria estrutural de blocos vazados de concreto”) como para a execução (NBR 8798 – “Execução e controle de obras em alvenaria