Casa de Orinda
Charles W. Moore
33, Monte Vista Rd Orinda Valley. San Francisco, Califórnia. EUA, 1962
Charles Moore tem sido muito influente na arquitetura americana do caráter final do século XX. Arquiteto, escritor, professor em várias escolas de arquitetura e doutor em filosofia, construiu a sua casa na equipe Orinda vale a partir de uma visão particular do que deveria ser um espaço para a básica e preocupações de uma única pessoa precisa.
Impressionado com a beleza da paisagem, Moore quando pela primeira vez visitou o local do futuro edifício, ele encontra a imagem de uma esplanada circular, retroescavadeiras que ao preparar o terreno, cercado por árvores de carvalho que lembrá-lo de prados em que poetas chineses ponderou arredondar: Esta referência, com uma grande carga espiritual, empurra mesmo o arquiteto para projetar esta casa não só como um lugar que atenda as necessidades e programa básico de habitação se não o realização de um "Centro do Universo" ideal.
Imagem do piso plano aberto do apartamento
Planta quadrada Interior repousa sobre uma base de concreto que enfatiza a sua bandeira status, cabana primitiva ou mesmo templo maia como imagem recorrente na obra do autor. O projeto propõe uma geometria simples, quadradão, o que só é alterada pelos piramidais de quatro águas do telhado de madeira clarabóias truncados e duas lareiras-como luz. O gabinete caixa construtiva opaco nunca acabar se estende até terminar os cantos. Por outro lado, em todas as orientações dos interiores arejados, janelas e entradas, para que o site goza de uma vista para a paisagem circundante cruzados e conecta diretamente a casa com os carvalhos são organizados tão perto.
Este trabalho não pode ser compreendido sem o preceito de "servo" e espaços "serviam" previamente teorizadas Louis Kahn (Professor Charles Moore). O acesso à habitação, uma zona de vestir, uma pequena casa de banho e da cozinha, de modo que o espaço interior é compartimentada apenas ligeiramente no