Cultura
O sistema Administração de estoques SAP permite
• Administrar estoques por quantidade e por valor
• Planejamento, entrada e comprovação de movimentos de mercadorias
• Execução do inventário físico
Administração de estoques por quantidade
No sistema Administração de estoques, os estoques físicos refletem todas as transações resultantes de uma modificação no estoque e, conseqüentemente, nos níveis de inventário atualizados. O usuário pode obter facilmente uma síntese dos estoques atuais de qualquer material especificado.
Para cada material, são apresentados não somente os estoques existentes no depósito, como também os estoques pedidos mas não fornecidos ainda, reservados para produção ou para um cliente, e os estoques em controle de qualidade podem ser monitorados, por exemplo.
Se for necessária uma subdivisão adicional por lotes para um material, é possível um batch por lote. Esses lotes passam a ser administrados individualmente no estoque.
Os estoques especiais do fornecedor ou do cliente (estoques em consignação, por exemplo) são administrados separadamente do estoque próprio da sociedade.
Este guia discute os diversos tipos de estoque utilizados no sistema SAP e como os estoques correspondentes variam em função de movimentos de mercadorias.
Para obter mais informações sobre os estoques especiais, vide MM - Administração de estoques especiais
Administração de estoques por valor
Os estoques são administrados não somente por quantidade mas também por valor - uma condição para contabilidade de custos. A cada movimento de mercadorias, os seguintes valores são atualizados:
• o valor do estoque para administração de estoques
• a classificação contábil para contabilidade de custos
• as contas do Razão correspondentes para contabilidade financeira, através da classificação contábil automática
Tanto a quantidade quanto o valor são atualizados automaticamente ao entrar um movimento de mercadorias.
Este guia trata