Alfredo bosi
"O conto cumpre a seu modo o destino da ficção contemporânea. Posto entre as exigências da narração realista, os apelos da fantasia e as seduções do jogo verbal, ele tem assumido formas de surpreendente variedade. Ora é quase documento folclórico, ora quase crônico da vida urbana, ora quase drama do cotidiano burguês, ora quase poema do imaginário às voltas, ora, enfim, grafia brilhante e preciosa voltada às festas da linguagem."
Em seu livro O Conto Brasileiro Contemporâneo sobre o caráter múltiplo do conto:
"[...] já desnorteou mais de um teórico da literatura ansioso por encaixar a forma- no interior de um quadro fixo de gênero. Na verdade, se comparada à novela e ao romance, a narrativa curta condensa e potencia no seu espaço todas as possibilidades da ficção.” ·.
_______________________________________________________________
Conceitos segundo o livro de gramática os seguintes conteúdos:
Derivação prefixal, sufixal, prefixal e sufixal, parassintética, imprópria.
-Prefixal: Acontece quando formamos uma palavra através da soma de uma palavra primitiva (ou seu radical) com um prefixo. Exemplo: a+normal= anormal.
-Sufixal: Acontece quando há a formação através da soma de um radical com sufixo. - Prefixal e Sufixal: Processo de formação de palavras em que um prefixo e um sufixo são acrescentados ao radical de maneira independente. Exemplo: deslealmente.
-Parassintética: Neste caso, para que a palavra possa ser formada e necessária acrescentar um prefixo e um sufixo. Somente com a presença de um dos dois a palavra não será formada. Exemplo: en+goiala+ar=engoialar.
-Regressiva: Acontece quando a palavra primitiva reduz-se ao formar a palavra derivada. Exemplo: cortar >corte, errar >erro, recuar >recuo, debater> debate.
-Imprópria: Acontece quando há mudança gramatical nas palavras sem alteração de sua forma. Exemplo: pereira- Pereira (nome próprio), Porto- porto (vinho).
Composição por