ALFRED ADLER E A PSICOLOGIA INDIVIDUAL
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS
ALFRED ADLER
E A
PSICOLOGIA INDIVIDUAL
Novembro de 2014
ALFRED ADLER E A PSICOLOGIA INDIVIDUAL
Alfred Adler foi o fundador do sistema Holístico da Psicologia Individual, que enfatiza uma abordagem, a qual compreende cada pessoa como uma totalidade integrada dentro de um sistema social.
Os mais importantes princípios de Adler são: o holismo, a unidade do estilo de vida do indivíduo, o interesse social, ou, sentimento de comunidade e a existência de comportamentos dirigidos para um objetivo.
Adler nasceu no subúrbio de Viena, no ano de 1870 e desde muito cedo lutou para superar sua fraqueza física, porém suas experiências precoces influenciaram na sua posterior ênfase teórica na importância do interesse social e da compensação de inferioridades orgânicas.
Aos 18 anos ingressou na faculdade de Medicina e obteve seu título de médico em 1895. Praticou Oftalmologia e depois Clínica Geral. Por causa do seu crescente interesse e no funcionamento e adaptação do sistema nervoso, seus interesses profissionais, mais tarde, deslocaram-se para o campo da Neurologia e Psiquiatria.
Em 1902, tornou-se um dos quatro primeiros membros do círculo íntimo que se desenvolveu em torno de Freud, em 1910 este último o indicou para primeiro presidente da Sociedade Psicanalítica Vienense.
Por volta de 1911, as diferenças teóricas de Adler tinha se tornado inaceitáveis para Freud e para muitos outros membros da sociedade. Adler renunciou a presidência e abandonou a sociedade junto com nove dos outros vinte e três membros e fundou sua própria organização, a Associação de Psicologia Individual, que gradualmente se propagou pela Europa.
ANTECEDENTES INTELECTUAIS
Adler foi fortemente influenciado pela teoria evolucionista de Darwin. Um de seus principais conceitos, o da luta pela superioridade é baseado na premissa de que a adaptação ao meio