Alfabetização e letramento
Na unidade Curricular vejo que o processo da aquisição da escrita, que demanda interações específicas acontece normalmente por meio da escolarização indispensável e fundamental a todo cidadão. Já o processo de Letramento se afetiva ao longo da vida das pessoas com a crescente participação nas práticas sociais nas quais circulam diferentes gêneros discursivos. Para Magda Soares vai “além de aprender a ler e a escrever o educador, preocupado com o processo de alfabetização e letramento dos seus educando, observa na sociedade quais são as leituras e escritas que precisam fazer parte do cotidiano da escola.
O Letramento que cabe ao ensino de língua estará contemplando na escola se nesse caso, levarmos em consideração somente o letramento, acontecerá uma grande falha na educação.
A aprendizagem da leitura e escrita devem estar relacionada com as práticas sociais de seus alunos tornando a alfabetização um exercício significativo que estará acompanhada do letramento . No entanto, ainda ocorrem á separação entre esses dois aspectos : Alguns docentes ensinam a leitura e a escrita, sem procurar relacioná-las ás vivências de seus alunos tornando o aprendizado vazio,mecânico, limitado e estático.
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
É papel da sociedade como um todo e de todos nós educadores pensarmos sobre o projeto político de nossas elites para a educação popular, refletindo quem são os sujeitos excluídos do acesso aos bens culturais, como esse processo de exclusão se efetiva e quais as alternativas para reverter o quadro de