alfabetização e letramento
Essas temáticas são de fundamentais importâncias para o professor alfabetizar, afim de que o mesmo possa intervir no processo de aprendizagem de seus alunos de maneira mais eficaz e melhor embasada no que se diz respeito ao processo de aquisição da leitura e da escrita.
O processo de alfabetização é amplo e complexo e, implica não só na capacidade intelectual, mas também diferentes fatores de origem social ,emocional, física e psicológica da criança requer dos educadores interação com todas as áreas para que o aluno possa desenvolver suas potencialidades .
O trabalho relatado esta fundamentado na concepção interacionista que assume a linguagem em sua função discursiva ,ou seja, como linguagem em ação ,cujo sentido depende de certas condições de produção especificadas na qual se conhece a necessidade e a importância apropriação do sistema alfabético de escrita, para que ele seja utilizado m praticas sociais cotidianas de leitura e escrita.
Este artigo busca defender as concepções de alguns teóricos proporcionando uma linha de raciocínio tendo como objetivo expressa uma expectativa sócio histórica e reflexivo sobre a alfabetização e o letramento favorecendo os alunos a imersão na cultura letrada .ressalta ainda os processos evolutivos da leitura e a escrita buscando especificar a aprendizagem como um processo de conhecimentos nas praticas convencionais. Objetivando traduzir alfabetização e letramento em suas ações distintas , mais não inseparáveis ,pois , alfabetizar e letra são sem duvida ensinar a ler e escrever no contexto das praticas sociais da leitura e da escrita. A propriaçao desse conceito , tao amplo quanto complexo, só se verificara se