Alfabetização e letramento
A cartilha trabalha a aquisição do código por meio de repetição exaustiva e memorização, já os livros atuais trabalham a aquisição do código de forma lúdica, com jogos e dinâmicas de memorização através da apresentação de textos e palavras presentes na realidade do aluno.
A cartilha não se preocupa com a textualidade, o contexto onde está a palavra, já os livros atuais trabalham a palavra dentro de um texto, de maneira coerente e com sentido real para as crianças, há uma preocupação com a significação.
Na cartilha há um trabalho limitado no ensino dos elementos básicos do código reduzindo a alfabetização ao reconhecimento das letras e de seu valor fonético, já nos livros atuais existe uma preocupação em formar indivíduos capazes de utilizar o código conforme sua necessidade, ou seja, a alfabetização como parte de um processo maior de letramento.
2). Segundo CAVAZOTTI(2009) "A apropriação da língua escrita significa mais do que apreender um instrumento de comunicação". Comente tal afirmação.
A aquisição da língua escrita é muito mais do que um instrumento de comunicação, é essa aquisição e o domínio da escrita e da leitura que permitem a total inserção da pessoa na sociedade. Nas tempos de hoje se faz indispensável a capacidade de refletir criticamente sobre as informações apresentadas e para esse exercício pleno é necessário um cidadão que domine o código de forma global.
3). O que diferencia uma pessoa alfabetizada de uma letrada?
O que diferencia um alfabetizado de um letrado é a capacidade de utilização da escrita conforme sua vontade e necessidade. O alfabetizado pode conhecer o código da escrita, suas regras e modelos mas se não souber fazer uso dela de forma a suprir suas necessidades e expressar suas idéias, não pode ser considerado letrado. Ou seja, o alfabetizado conhece