Alfabetização e Letramento
Pimentas é um distrito de Guarulhos no estado de São Paulo formado por mais de 40 bairros, na região leste. Cortado pela Estrada Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga a Rodovia Presidente Dutra à Rodovia Airton Senna. Segundo historiadores, o nome do bairro tem duas possíveis origens: a primeira está ligada aos índios que viviam no local e cultivavam plantações de pimentas na região que se transformou em propriedades rurais dedicadas à agricultura e a mineração. Por volta de 1817, o bairro São Miguel (Pimentas) é citado na história de Guarulhos como cenário de exploração de índios e de escravos fato que foi gradativamente incorporado a cultura local, passando a fazer parte inclusive dos costumes dos fazendeiros e moradores da região. Já a segunda vertente diz que o nome do bairro surgiu devido a uma grande fazenda com o nome Pimentas.
O fato é que além do nome, conhecer a história do bairro, de como ele surgiu e também um pouco das vivências das pessoas que ajudaram a construir o local não é uma missão fácil.
Ao longo dos anos, Pimentas, como vários outros bairros guarulhenses, era formado por chácaras e fazendas que foram sendo loteadas e transformadas em bairros. De acordo com os moradores mais antigos, alguns dos proprietários das terras batizaram os loteamentos com os nomes de seus filhos, como por exemplo: Jurema, Angélica e Stella.
O bairro cresceu lentamente em população, muitos nordestinos e alguns ex-moradores da cidade de São Paulo, ocuparam esta região pobre de infra-estrutura e afastada de tudo.
Porém na última década a região cresceu rapidamente e quem chega hoje ao bairro dos Pimentas se depara com uma “semi-cidade” dentro da cidade de Guarulhos, uma região em crescente desenvolvimento, com alto índice populacional e visível expansão econômica.
Referências http://webgeo.guarulhos.sp.gov.br/webgeo/index.php# http://www.guarulhos.sp.gov.br/
http://www.emtu.sp.gov.br/EMTU/home.fss