ensaio dos materiais
PROFESSOR:
UNIDADE CURRICULAR: Ensaio dos materiais
ALUNO:
Ensaio aços 1020 e 1045
JOINVILLE, 08/05/2013
Introdução
O ensaio de tração é considerado um dos mais importantes dos ensaios de resistência dos materiais, pois é de fácil execução e reprodução.
Esta propriedade de um determinado material de resistir à tração é de suma importância no desenvolvimento de peças e estruturas em geral. Tendo conhecimento da carga que será aplicada a estrutura e do módulo de elasticidade do material, pode-se determinar o dimensionamento correto para esta estrutura.
Neste ensaio, submete-se o corpo de prova de um determinado material a um esforço que irá provocar um alongamento ou esticamento do mesmo. Este ensaio é feito em uma máquina universal de ensaios que aplica esforços crescentes no corpo de prova.
Objetivo
O ensaio de tração tem como objetivos a análise da região fraturada, caso esta ocorra, a determinação da resistência a tração do material, além da análise da curva tensão-deformação dos aços 1020 e 1045.
Deformação elástica
Não é permanente. Uma vez cessados os esforços, o material volta à sua forma original.
Deformação plástica
É permanente. Uma vez cessados os esforços, o material recupera a deformação elástica, mas fica com uma deformação residual plástica, não voltando mais à sua forma original.
Módulo de elasticidade
Na fase elástica, se dividirmos a tensão pela deformação, em qualquer ponto, obteremos sempre um valor constante. Este valor constante é chamado módulo de elasticidade. A expressão matemática dessa relação é:
onde E é a constante que