Alfabetização e letramento
A alfabetização faz parte da vida de todo aluno que ingressa nos anos iniciais do ensino fundamental. Tem conhecimento de palavras, sons, mas podemos ver que ainda há uma grande distância do saber ler e escrever. Pois sabem ler, escrever, porém não conseguem escrever suas próprias cartas, expor seus próprios pensamentos, este é um indivíduo que é alfabetizado, porém não letrado.
O aluno que atinge mais do que saber ler e escrever, e que produz e expõe seus pensamentos em cartas, faz seus próprios textos, este sim é um aluno que se encontra letrado. Pois ultrapassa as barreiras, fazendo com que tudo a sua volta seja aproveitado, envolvendo-se com o mundo que está ao seu redor, conseguindo assim expor e ter seu próprio senso crítico diante das situações cotidianas.
Para isso faz necessário que cada educador, além de alfabetizar, deve fazer com que o aluno desperte seu lado crítico, e que desperte para a leitura, a fim de se conseguir não somente alfabetizar, onde consigam ler e escrever o que está sendo exposto pelo educador, mas que realmente seja letrado, onde sozinho consiga redigir seus próprios textos, com o conhecimento aprendido. E que também consiga ler revistas, gibis, sem a ajuda do educador, ou até mesmo dos pais.
Pois a prática de alfabetização diante do letramento fará com que as crianças possam posicionar-se mais e melhor diante das realidades em que vivem, expor seus pensamentos, ideias, críticas. E isso refletirá em todos os anos de sua caminhada escolar, e para a sua vida como pessoa atuante na sociedade em que vive.
Alfabetizar letrando é de extrema importância para que a criança esteja envolvida com o mundo que está ao seu redor, fazendo valer o que pensa o que trás consigo, pois estando letrado saberá e terá mais oportunidade de ler e escrever, com suas próprias habilidades desenvolvidas. Não se restringindo apenas com cópias, com que lhe é apresentado, mas sim pelo despertar de suas próprias