alfabetização e letramento
Todos sabem que para a formação de leitores e produtores de textos é preciso estar alfabetizado, pois, sabendo diferenciar letras, sons, sílabas, sabendo fazer essa ligação linguística, serão capazes de ter a percepção escrita e oral.
Estar alfabetizado não é apenas saber escrever o próprio nome, é ir além e saber compreender a linguagem de forma a interpreta-la e conseguir expressar no papel.
Ao decorrer dos anos, as pesquisas nos levam a conclusão de que a linguagem escrita e a linguagem oral que são absorvidas através dos mediadores devem ser olhadas de maneira mais ampla.
Hoje, os educadores conseguem dar maior importância ao decorrer de toda a aprendizagem da escrita.
A linguagem oral sempre foi de total relevância no desenvolvimento do ser humano, pois através da fala nos comunicamos, e podemos ter uma vida social mais organizada.
O que antigamente era um padrão estabelecido de memorização, onde era tudo decorado e muitas das vezes não se compreendia, nos dias de hoje, foi deixado para trás.
Atualmente é respeitado o tempo de desenvolvimento intelectual da criança. Cada sílaba formada pela criança é visto como um progresso, ela começa conhecendo os sons, e no decorrer da educação escolar vai aprimorando suas estruturas, conhecendo os verbos, pronomes, e tudo que compõe a língua, inclusive o uso correto da escrita e da fala.
Assim a criança consegue se tornar um ser social, formando e expressando-se da melhor maneira possível traçando para si, um futuro e um domínio melhor da língua portuguesa.