Balanços de Pagamentos no Brasil
Balanço de Pagamentos É o registro contábil de todas as transações (comerciais ou financeiras) de um país com o resto do mundo, durante determinado período (um ano, em geral). Essas transações são classificadas em duas categorias básicas: Transações Correntes e Conta Capital e Financeira.
• Entradas são computadas com sinal (+). Exemplos: exportações, investimentos externos no país, empréstimos tomados no exterior, gastos de turistas estrangeiros no país.
• Saídas são computadas com sinal (-). Exemplos: importações, fretes e seguros pagos, pagamentos pela aquisição de tecnologia externa, remessa de lucros ao exterior, juros pagos sobre empréstimos contraídos, pagamentos de royalties, amortizações de dívidas com o exterior.
Transações correntes (TC) BALANÇA COMERCIAL (BC) - Exportações e Importações de mercadorias.
BALANÇA DE SERVIÇOS E RENDAS (BSR) - pagamentos e recebimentos referentes à renda de pessoas ou empresas – notadamente juros e lucros remetidos ou recebidos do exterior – serviços técnicos ou financeiros, transporte, viagens, etc.
Serviços = viagens internacionais, transportes, fretes, seguros, royalties e licenças e aluguel de equipamentos, serviços governamentais, computação e informações e outros. Rendas = remunerações de fatores de produção remetidos ao exterior (ou recebidos do exterior): juros, lucros, dividendos, salários e ordenados.
TRANSFERÊNCIAS UNILATERAIS (TU) = pagamentos unilaterais, como doações ou remessas de emigrantes.
EM SUMA: TC = BC + BSR + TU
CONTA CAPITAL E FINANCEIRA (CCF)
CONTA CAPITAL = transações referentes a transferência de patrimônio entre residentes no país e no exterior.
CONTA FINANCEIRA = Engloba entradas e saídas de investimentos e de empréstimos e financiamentos. Inclui quatro grupos de transações: Investimento Direto, Investimentos em Carteira, Derivativos e Outros Investimentos.
RESULTADO DO BALANÇO DE PAGAMENTOS
BP = TC + CCF + Erros & Omissões