Alfabetização e letramento
Palavras-Chave: Brincar. Desenvolvimento. Brinquedo. Criança.
Introdução
Este artigo tem como objeto a importância do Brincar na Educação Infantil, analisando suas funções pedagógicas e como instrumento para o desenvolvimento geral da criança. Observando a interação dos alunos da Educação Infantil e Básica I, pude perceber que as atividades lúdicas concentram-se e restringe-se quase que exclusivamente a hora do recreio e eventuais intervalos no período com aula, e que mesmo tendo a criança que compartilhar esses momentos com outras atividades como alimentação, verifiquei o quanto satisfatório são os momentos em que o brincar está no foco principal, atuando como fator de socialização entre as crianças de idades diferentes. Desta forma, entendi que o fator “Brincar” não é utilizado pelas crianças somente como passatempo, mas também como fator de desenvolvimento físico, social, afetivo e cognitivo mesmo que de forma inconsciente.
Destaco o brincar como o fator principal para o desenvolvimento da criança pequena para sua totalidade. A educação física pré-escolar dá a criança o direito a um desenvolvimento integral e harmônico, dando-lhe espaço para que desenvolva primeiramente na área motora e consequentemente na cognitiva, social e emocional.
Atualmente é cada vez mais frequente a inserção da criança na educação infantil, tendo como finalidade o seu desenvolvimento, sobretudo relacionado com o preparo que ela deve ter em relação ao mundo, em termos de psicologia evolutiva é nesse período que o organismo se torna estruturalmente capacitado para o exercício de atividades