alfabetização e letramento
Foi criada ‘’Escola de Principiantes’’ ou escola de tricotar, criada pelo pastor Obedin, na França para crianças de dois anos de idade.
1816
Em New Lanark, na Escócia, também é um exemplo de que essas instituições foram pensadas na perspectiva pedagógica, já que sua escola recebia crianças de dezoito meses até vinte e cinco anos de idade e trinta como objetivo trabalhar lições que abordavam a natureza, exercícios de dança e canto coral.
1837
Froebel fundou o primeiro ambiente destinado á educação de crianças de zero a seis anos de idade fora do lar: o Kindergarten (Jardim de Infância), cujas práticas deveriam orientar-se para os interesses e necessidades da criança e caracterizar-se pela cooperação, e experimentação, ludicidade e liberdade.
1840
No entanto vale ressaltar que o primeiro jardim de Infância foi criado em meados de 1940 em Blankenburgo, por Froebel, e tinha uma preocupação não só de educar as crianças, mas de transformar a estrutura familiar de modo que as famílias podessem cuidar melhor de seus filhos.
1879-1852
Montessori em sua pedagogia definiu o papel responsável pelas crianças. Sob sua influência e suas ideias e práticas surgiram as primeira iniciativas na história da educação infantil no Brasil. As primeiras creches foram criadas no final do século XIX e no início do século XX.
1875
Foi criado no Rio de Janeiro os primeiros jardins de infância.
1877
Foi criado em São Paulo os primeiros jardins de infância, sendo mantido por entidades privadas os jardins de São Paulo e Rio de Janeiro fundada em 1875.
1885
Exposição Pedagógica realizada no Rio de Janeiro. Os jardins foram confundidos as salas de asilio francesas, ora entendido como início perigoso de escolaridade precoce.
1889
Proclamação da República.
1899
Particulares fundaram instituto de Proteção e Assistência à Infância.
1908
Instituiu-se a primeira escola infantil de Belo Horizonte.
1909
Instituiu-se o primeiro jardim de infância municipal do Rio de