Terra - A força do planeta - Vulções
Mineração
Natali Almeida dos Anjos
Estudo dirigido sobre o documentário
“Terra – A força do planeta – Vulcões”
Miguel Calmon
2013
Questionário:
1- Desenhe a animação do filme que mostra o funcionamento das correntes de convecção junto do movimento das placas tectônicas. Explique o processo de acordo com seu desenho.
2- Qual evidência faz os cientistas acreditarem na existência de um novo supercontinente em um futuro distante?
3- Explique como as montanhas crescem?
4- O que ocorre na Terra para que os agentes erosivos não aplaine todo o relevo deixando a Terra submersa? Descreva o ambiente da Terra primitiva no qual o período da atividade vulcânica era intenso.
5- Explique como o aumento da calota polar intensifica a perda de calor na Terra.
6- O que representou a fauna de Ediacara?
7- Como ocorre o processo de reciclagem de dióxido de carbono na Terra?
8- Qual a diferença entre um vulcão de subducção e um vulcão de pluma?
9- Desenhe as animações do filme que ilustram um vulcão de subducção e um vulcão de pluma. 1- A crosta do planeta Terra está dividida em sete grandes blocos de rochas, nomeados de placas tectônicas, essas placas estão em constante movimento sobre a astenosfera, onde as correntes de convecção direcionam o movimento. Existem diferentes direções, as placas podem se afastar e se encontrar, sendo que no encontro a placa mais densa desce para ser fundida e a placa menos densa sobe, sendo resfriada, assim arrasta o continente afastando-os ou aproximando-os.
2- A posição atual dos continentes é consequência dos movimentos das placas que começou na Pangeia. Sabemos que para esses movimentos acontecerem é necessário muito calor – altas temperaturas-, e a terra tem calor permanente no núcleo, com isso a dinâmica das placas não para e como os continentes são arrastados, chegará a um ponto de encontro, isso milhões de anos futuros.
3- Com a colisão das placas